Cuidar e proteger as crianças e famílias, garantindo a saúde física e psíquica, equacionando os distúrbios causados pela má alimentação e desequilíbrios emocionais.

Considerando a saúde como elemento de integração entre todos os demais pilares de atuação da Oca, o Centro de Saúde Integral é um espaço de escuta e encaminhamento para cuidados com a saúde física, mental e social dos alunos e famílias atendidas. Mira a integração genuína da comunidade, em torno de valores que importam para a vida e para a saúde, e inclui a cultura e o meio ambiente, como agentes motrizes desta integralidade.

Dialoga diretamente com a socialização cotidiana entre cultura, infância, saúde e bem viver, formação e juventude, ensino de fazeres manuais, ciclos de festas e todas as criações culturais e processos educacionais e coletivos realizados pela Oca. Tem como objetivo fortalecer sua atuação de forma integral, através de atendimentos e acompanhamentos terapêuticos, psicológicos, clínicos e odontológicos.

O Centro de Saúde Integral minimiza os casos de doenças psicológicas entre os atendidos, proporciona uma melhor qualidade de vida dos alunos e consequente a melhora no rendimento escolar, bem como o desenvolvimento psicofísico e motor. Proporciona o desenvolvimento da saúde emocional e física a partir da educação alimentar e do acesso a uma alimentação saudável. Realiza formação quanto ao autocuidado e compartilha esse conhecimento para os familiares dos alunos diretamente atendidos, o que gera um processo em cadeia que beneficia as gerações posteriores a essas que fazem esse aprendizado.

• Atendimento psicológico

• Atendimento terapêutico

• Atendimento médico

• Atendimento odontológico

• Acompanhamento às famílias

• Alimentação diária

• Atendimento a gestantes e casais

• Horta medicinal

• Combate à pobreza menstrual

Oca Escola Cultural - Centro de Saúde Integral

Apoie este Centro de Ações!

Centro de Saúde Integral