top of page

Garantir às crianças e adolescentes da comunidade o direito de brincar, multiplicando esta ação através de pesquisa, formação e atuação nos espaços públicos com interação ativa e criativa com a Natureza.

O Centro de Cultura da Infância é um lugar de prática da Cultura Infantil e da Música Tradicional da Infância, de pesquisa e documentação do repertório de brinquedos e brincadeiras da comunidade da Aldeia de Carapicuíba, um lugar de brincar, com o propósito de garantir às crianças o exercício desse direito.

Em um espaço de natureza, “levar a brincar” é a palavra de ordem. A esse ato se aliam crianças, adolescentes, jovens, pais, avós e bisavós da comunidade, compartilhando o que sabem e aprendendo uns com os outros, desenhando assim a infância de muitas gerações e de muitos lugares, considerando a população predominantemente migrante.

As infâncias dessas várias gerações e lugares vêm sendo também registradas e catalogadas. Compõem um precioso acervo de registros de músicas, brinquedos e brincadeiras tradicionais da Comunidade da Aldeia de Carapicuíba, que é compartilhado através da formação de monitores e educadores, bem como através da realização de projetos em parceria com escolas públicas do entorno e de publicações, que possibilitam multiplicar a ação.

Seguindo o princípio da Oca de aprendizado através dos mestres da Cultura Popular, os mestres desse centro são as crianças e todos aqueles que compartilham conosco suas infâncias.

A brincadeira dialoga com as linguagens artísticas praticadas nos demais centros, reafirmando o exercício de uma educação integrada que instiga a experimentação, recriação e desafios.

• Brincadeiras tradicionais

• Formação de jovens multiplicadores da ação de brincar

• Formação de educadores

• Oficinas de confecção de brinquedos