Garantir às crianças e adolescentes da comunidade o direito de brincar, multiplicando esta ação através de pesquisa, formação e atuação nos espaços públicos com interação ativa e criativa com a Natureza.
O Centro de Cultura da Infância é um lugar de prática da Cultura Infantil e da Música Tradicional da Infância, de pesquisa e documentação do repertório de brinquedos e brincadeiras da comunidade da Aldeia de Carapicuíba, um lugar de brincar, com o propósito de garantir às crianças o exercício desse direito.
Em um espaço de natureza, “levar a brincar” é a palavra de ordem. A esse ato se aliam crianças, adolescentes, jovens, pais, avós e bisavós da comunidade, compartilhando o que sabem e aprendendo uns com os outros, desenhando assim a infância de muitas gerações e de muitos lugares, considerando a população predominantemente migrante.
As infâncias dessas várias gerações e lugares vêm sendo também registradas e catalogadas. Compõem um precioso acervo de registros de músicas, brinquedos e brincadeiras tradicionais da Comunidade da Aldeia de Carapicuíba, que é compartilhado através da formação de monitores e educadores, bem como através da realização de projetos em parceria com escolas públicas do entorno e de publicações, que possibilitam multiplicar a ação.
Seguindo o princípio da Oca de aprendizado através dos mestres da Cultura Popular, os mestres desse centro são as crianças e todos aqueles que compartilham conosco suas infâncias.
A brincadeira dialoga com as linguagens artísticas praticadas nos demais centros, reafirmando o exercício de uma educação integrada que instiga a experimentação, recriação e desafios.
Atividades
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Brincadeiras tradicionais
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Formação de jovens multiplicadores da ação de brincar
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Formação de educadores
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Oficinas de confecção de brinquedos
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Atuação interna e externa em parceria com escolas públicas
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Pesquisa e documentação do repertório de brincadeiras
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Publicações relacionadas ao repertório da Cultura Infantil e Música Tradicional da Infância da comunidade
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Encontros intergeracionais de troca de conhecimento