top of page

Garantir aos alunos, através de uma prática corporal, da oralidade e de reflexões coletivas a incorporação de um repertório integrado da dança e da música, estendendo à comunidade o acesso à arte e à cultura brasileira.

Este centro tem como propósito a valorização da aprendizagem por meio de práticas culturais: dança música, cantos, artes manuais e visuais, figurinos e capoeira. Esses processos de aprendizagem são baseados nos fazeres e saberes dos mestres das culturas populares de forma a construir um espaço de trabalho coletivo, integrado, que se estrutura no fazer do grupo, onde os sujeitos da ação são as crianças, os adolescentes e os jovens monitores, que reconhecem suas potencialidades diante do diálogo e troca de saberes coletivos e individuais.

O contato com estas práticas culturais se estende também aos adultos da comunidade, familiares ou não dos alunos da Oca, através das atividades com a dança, a música e a capoeira sob o olhar da cultura brasileira no período noturno. Além disto, ocorrem reuniões de avaliações, palestras, projeção de filmes com debates e utilização da biblioteca.

O aprendizado também é desenvolvido através do papel do mediador da biblioteca, com atividades a partir do acervo de livros e material audiovisual que fortalecem as práticas educativas da Oca e reconhecem a importância do fazer e pensar no estudo da cultura e suas matrizes.

À comunidade é dado o acesso a uma programação cultural, fruto das experimentações do projeto, que acontece na própria Oca, escolas públicas, privadas, espaços culturais da comunidade, parque e pátio da Aldeia.

Estes processos educativos são alimentados de forma transversal, na medida em que todos os fazeres e saberes da cultura brasileira estão em constante diálogo, levando em consideração a experiência pessoal de todas as gerações que frequentam a Oca, com suas narrativas coletivas e individuais que traduzem a comunidade e suas migrações. São ações que são potencializadas para a construção de uma comunidade com futuros jovens de natureza crítica e inovadora.

• Aulas de danças brasileiras

• Aulas de capoeira

• Aulas de percussão

• Aulas de leitura e escrita musical