top of page

Apoie um dos projetos gestados pela Oca!

Rendeiras da Aldeia

“Rendeiras da Aldeia“ é um coletivo de mulheres que encontrou na Renda Renascença a possibilidade do encontro, da convivência, da troca e da autonomia.

 

Para além da produção de peças de roupas, cama, mesa, banho, acessórios e obras de arte, essas mulheres convivem no dia-a-dia e compartilham saberes entre gerações.

Através da renda mantêm viva uma das mais belas tradições manuais brasileiras, que as conecta com a ancestralidade guardada no fazer da renda, esse bem precioso.

 

O processo criativo parte de suas próprias histórias, do olhar para dentro, do livro de memórias de cada uma.

Veja mais: https://youtu.be/T_8WMizdHqs

Apoie este projeto!

Rendeiras_da_aldeia.jpg

Incubadora de projetos, multiplicando ações

Grupo Dagbá Ijó

Dagbá Ijó é um grupo-território de divulgação e reflexão sobre o corpo e o imaginário cultural brasileiro e latino-americano, e suas resistências.

 

Composto dentro da Oca Escola Cultural pela necessidade de continuação de alguns jovens, criou-se um espaço também de interação, intercâmbios no campo da cultura, arte, educação e produção.

O Grupo Dagbá Ijó tem as ações a pesquisa, formação e criação, baseadas nas matrizes corporais brasileiras, com viés também em uma educação decolonial principalmente em ações realizadas em processos coletivos.

Tem como intuito promover e fortalecer a cultura brasileira, levando em consideração os saberes dos mestres e mestras da cultura do povo brasileiro. Muitas das experiências do grupo envolvem processo de criação e práticas artístico-pedagógicas.

Veja mais: https://www.facebook.com/dagbaijocarapicuiba

Apoie este projeto!

Dagba_ijo.jpg

BatucAldeia

A Oca atua em três turnos, realizando atividades não apenas para crianças e adolescentes, como para adultos da comunidade.

O BatucAldeia é um grupo de percussão que nasceu em 2004 das aulas semanais de música oferecidas para os pais, mães, avós, ex-alunos e outros adultos da comunidade.

Veja mais: https://www.instagram.com/batucaldeia/

Apoie este projeto!

Batucaldeia.jpg

Mandacaru da Aldeia

O Mandacaru da Aldeia é um coletivo formado por monitores, adolescentes e jovens da Oca Escola Cultural, sendo eles alunos e ex-alunos da instituição e moradores da região da Aldeia de Carapicuíba.

O grupo foi criado no final de 2022 com o propósito de incentivar os jovens a terem protagonismo e buscar aprimoramento na musicalidade, dança e demais atividades desenvolvidas na Oca.

Veja mais: https://www.instagram.com/mandacaru_da_aldeia

Apoie este projeto!

bottom of page