Novidades!

Rendeiras da Aldeia na 7ª edição do Brasil Eco Fashion Week | Matrizes | Lydia Hortélio

Rendeiras da Aldeia no Pitch "Empreendedoras da Moda Mais Sustentável".

O coletivo de mulheres Rendeiras da Aldeia estão entre as finalistas do programa "Empreendedoras da Moda Mais Sustentável" e apresentarão um pitch para uma banca de juradas durante a 7ª edição do Brasil Eco Fashion Week, em São Paulo, no dia 8 de dezembro.
A iniciativa, do Instituto Lojas Renner, "visa premiar negócios liderados por mulheres e busca identificar mulheres inspiradoras com negócios que apresentem soluções inovadoras para reduzir ou mitigar impactos na concepção, desenvolvimento e produção de peças de moda, considerando todo o ciclo de vida. Além disso, procura ideias e soluções inovadoras focadas no reaproveitamento de itens no final de seu ciclo de vida ou na reintegração de produtos e matérias-primas do segmento de moda na produção de novos itens".

Foto: Acervo Oca

Matrizes - A Oca em 27 anos!

Dia 03 de dezembro foi a estreia de "Matrizes - A Oca em 27 anos".
A partir dos movimentos, gestos e pantomimas, foi concebida a cenografia desta Leitura Cênica: uma celebração para louvar gerações da Oca Escola Cultural.
Música, dança, cantos e dramaturgia, inspirados na cultura popular brasileira, são tocados, dançados, cantados e interpretados por adolescentes, jovens monitores e educadores da Oca, para narrarem uma trajetória de 27 anos transformando a realidade de nossa comunidade.
Este projeto foi contemplado pelo ProAC 46/2022.

Foto: Vera Cristina de Athayde

O despertar para a cultura da infância.

Lydia Hortélio está entre os finalistas do prêmio Mestres e Mestras das Artes 2023, da FUNARTE, na categoria Música. Neste vídeo. "Lydia conta histórias do seu processo de pesquisa em Berna, na Suíça, explica a relação rítmica entre o idioma e a música nas cantigas e fala de seu encantamento com as canções e as brincadeiras de infância".
Outros vídeos curtos com depoimentos dos brincantes Adelsin e Gandhy Piorski, da pesquisadora, educadora e coordenadora geral da Oca Escola Cultural, Lucilene Silva entre outros, fazem parte do Acervo do Itaú Cultural, no youtube, sobre a exposição "Ocupação Lydia Hortélio", com curadoria de Gandhy Piorski, Adelsin e da equipe do Itaú Cultural, em parceria com o Instituto Alana, em 2019.

Dia de Doar 2023 - A campanha continua!

A Oca conta com o seu apoio para continuar fazendo a diferença na vida de muitas crianças, adolescentes e famílias da Comunidade da Aldeia de Carapicuíba.
Espalhe essa notícia, compartilhe, doe, convide amigos e familiares para doar e vamos juntos fazer a nossa parte na construção de um mundo melhor e mais igualitário. Nossa campanha "Solidariedade e Cidadania, o movimento de colaboração aproxima e transforma vidas!" irá até o dia 08 de dezembro.
Para doar acesse o link: https://doa.re/qL2m
Ou doe através do pix: doe@ocaescolacultural.org.br
Seu apoio é fundamental.

Foto: Rinaldo Martinucci

Obrigado e vamos juntos! Equipe Oca.