Novidades!

Boizinho da Aldeia, 24 anos | À Flor da pele: "Rendeiras da Aldeia" | Natal na Oca

24 anos de Boizinho da Aldeia.

A Oca Escola Cultural festejou a vigésima quarta apresentação do Boizinho da Aldeia, brincadeira que nasceu do encontro de mestres, educadores, pesquisadores, migrantes e a comunidade da Aldeia de Carapicuíba.

A alegria das crianças e adolescentes na festividade foi a verdadeira estrela. O carinho pelo boizinho tornou a comemoração especial, encantando não só os pequenos, mas também os adultos presentes. Por mais de duas décadas, esse brinquedo cativa corações de todas as idades.

Destacar a participação das crianças na brincadeira do cavalo-marinho é essencial. Elas não apenas se divertem, mas também são peças-chave na preservação dessa tradição. Ao conduzirem o boizinho, as crianças aprendem sobre cooperação e cultivam memórias felizes. É uma experiência que fortalece laços comunitários, promovendo alegria e aprendizado.

Essa experiência intercultural e intergeracional é vivenciada e mantida pela Oca e a comunidade, que é constituída por migrantes majoritariamente nordestinos e que se reconhece na tradição do Cavalo-Marinho, no som da Rabeca, nas memórias, histórias ancestrais e patrimônios imateriais, adormecidos no cotidiano da vida paulista.

Foto: Vera Cristina de Athayde

TNT - À Flor da Pele, episódio "Rendeiras da Aldeia"

O coletivo de mulheres Rendeiras da Aldeia participou do documentário da TVT, "À Flor da Pele": uma série que embarcou numa jornada enriquecedora para retratar a realidade de 12 projetos e experiências transformadoras, de norte a sul do Brasil. O Coletivo "Rendeiras da Aldeia", gestado na Oca Escola Cultural teve o privilégio de abrir essa série.

A série pertence ao projeto "Visibilização da Cultura e Artes Periféricas na Construção da Cidadania". Os episódios retratam histórias de homens e mulheres que lutam diariamente para que o seu entorno cresça e prospere. Mesmo com inúmeros desafios, que envolvem desde a falta de recursos materiais a dificuldades de locomoção, estas comunidades se apoiam para tornar a realidade de cada pessoa mais justa, feliz e cidadã.

"O Baile Deus Menino" - Um Natal Brasileiro

A festa de Natal da Oca Escola Cultural é um momento para celebrar com a comunidade o ano que se passou, as histórias, brincadeiras e conquistas construídas coletivamente.

Um momento de confraternização, agradecimento e alegria inspirado nas tradições natalinas brasileiras, com o tradicional presépio que em 2023 foi coroado por três crianças, que representam o recomeço, a esperança e o futuro, e com O Baile Deus Menino, uma história contada, cantada e representada por nossos alunos. Celebramos não apenas a alegria e a paz que a temporada traz, mas também a rica tapeçaria de experiências e vivências tecidas ao longo desse ano.

Esse presépio foi pesquisado na década de 1960 pela etnomusicóloga Lydia Hortélio, na Comunidade Grota Funda, no município de Serrinha, no sertão da Bahia e há mais de 20 anos é praticado pela Oca, que tem Lydia Hortélio como uma grande referência.

Agradecemos a vocês, nossos parceiros e amigos, por fazerem parte desta jornada. Que o espírito da criança encha seus corações de alegria e que este ano de 2024 traga novas oportunidades para continuarmos a aprender, crescer e prosperar juntos.

Foto: Acervo Oca

Emendas Populares!

A Oca Escola Cultural foi selecionada no Edital de Emendas Parlamentares do deputado Maurici, com outras importantes instituições.

Através deste projeto recebemos 100 mil reais que irão ajudar a manter nossas atividades sociais e culturais junto aos nossos alunos e às famílias da Aldeia de Carapicuíba.

Gostaríamos de agradecer a todas as pessoas, grupos e instituições que colaboraram votando e compartilhando.
Obrigada!!!

Foto: Acervo Oca (Formação de jovens)

Obrigado e vamos juntos! Equipe Oca.