top of page

DE REPENTE: Um Diálogo Entre a Cultura Brasileira e a Cultura da Infância no formato digital

DE REPENTE: Um Diálogo Entre a Cultura Brasileira e a Cultura da Infância no formato digital

A Oca tem um histórico de realização de diversos espetáculos pautados na Cultura Brasileira e Cultura da Infância. Em 2021, mesmo diante da pandemia os processos criativos não cessaram, concebemos o espetáculo “De Repente”, construído a partir do diálogo entre a poética da palavra, dos gestos, da música, da dança e das brincadeiras da infância. Esta performance foi baseada na estrutura das quadras populares, das adivinhas e trava línguas e no repertório dos jogos gráficos representados pelo quadrado, como forma de ocupação do espaço, “De Repente” conta a história de corpos e vozes que se permitem experimentar, desafiar, brincar e improvisar com aquilo que foi reinventado um dia.

De repente foi composto principalmente por um repertório da oralidade de D. Ana Reis, uma avó da comunidade da Aldeia de Carapicuíba, natural de Serrinha - BA, que trouxe deste sertão a arte da palavra, o que foi compartilhado com os nossos alunos através das telas e que nos inspirou e incentivou a continuar brincando durante a pandemia.

Este espetáculo fez parte da programação do Festival Virtual “Corpo Palavra”, realizado pelo MAM. Na programação constou também a performance “Sicolomi”.

Veja mais: https://www.youtube.com/watch?v=V2lFDgUXv4g&t=1557s

bottom of page