Quando

sábado, 26 de novembro de 2022

17h30

Onde

Aldeia Jesuítica de Carapicuíba

Carapicuíba

São Paulo

Image-place-holder_edited.jpg

Adjòdún, Rumo aos 300 tambores.

Programe-se! Dia 26 de novembro, a partir das 17h30, acontecerá a 9ª edição do Rumo aos 300 Tambores. Este ano, o tema trás a felicidade para a festa: Ajòdún. Vamos celebrar juntos o mês da Consciência Negra ao ritmo dos tambores de Maracatu e com diversas atrações culturais.


O evento contará com a presença dos mestres Walter França e o Mestre Maurício Baiana (Furacão Azul), que irão ministrar oficinas de dança e música do Maracatu de Baque Virado, para os coletivos de Maracatu e público em geral, com prévia inscrição e remuneração colaborativa.


Para se inscrever nas oficinas, acesse: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfOUNOeo6ZyQVrjIDXvZ6HIXo6QPeg8fEHLe_P1PhSrpWwu_A/viewform?pli=1


A festa estará composta de cortejo de coletivos de Maracatu, mostra artística, homenagens a lideranças de matriz africana, manifestações culturais, Jongo, Capoeira e samba.


Mestre Maurício Baiana Rica


Maurício Soares é mestre de dança de Maracatu, Juremeiro e Artesão, Maurício Soares mantém relações de trocas de arte e cultura com diversos agentes culturais do país. Em 1995, tornou-se Baiana Rica do Maracatu Nação Estrela Brilhante de Recife, personagem que continua assumindo até hoje. Em 2000, foi contemplado com a vídeo performance "Mauricio Soares: Arte e Vida" pelo prêmio Arte como Respiro, lançado pelo Itaú Cultural. Em 2021, foi contemplado como Mestre pelo Edital de Salvaguarda e Registro Audiovisual de Saberes Tradicionais e da Cultura Popular, através da Lei Aldir Blanc de Pernambuco.


Mestre Walter França


Walter de França é um Mestre da Cultura Popular com formação através da prática que passa por diversas tradições como samba, maracatu de baque virado, coco, ciranda. Em 12 de outubro de 1995, fundou o Maracatu Nação Raízes de África na Zona Norte de Recife, com o qual passa a concorrer do Desfile Oficial das Agremiações Carnavalescas de Recife a partir de 2020. É integrante do Ponto Br, um coletivo que reúne alguns dos principais guardiões da cultura tradicional. Em 2012 é convidado para o Encontros de Maracatu Europa realizado em Colonia/Alemanha. Participou, como entrevistado, em diversas obras audiovisuais de caráter documental sobre o maracatu de Baque Virado, como: MESTRE WALTER: Minha Arte Meu Ofício (2021), DOC MESTRE WALTER FERREIRA DE FRANCA (2020), longa-metragem “Brincando com Maracatu” (2019) entre outros.



Esperamos todos vocês na Aldeia de Carapicuíba.

Realização: Oca Escola Cultural


PROGRAMAÇÃO Rumo aos Tambores 2022


Abertura na Praça da Aldeia 

13:30 às 16:30 – Oficina de Maracatu Nação com os Mestres Walter França e Maurício Baiana Rica na Praça da Aldeia 

16:30 - Dj Pedro Luís 

Varanda Vovó Creuza

16:30 Roda de Capoeira 

17:30 – Concentração dos grupos culturais 

- Saudação aos ancestrais com a CONGADA DE SÃO BENEDITO E NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO sob a maestria do Rafael Felipe


Cortejo

17:45 – Saída com grupos convidados pelas ruas da comunidade

Chegada Praça da Aldeia 


18:30 - Chegada do cortejo na Praça 

18:40 – Fala de abertura com representante do Dagbá Ijo e presença homenageados

18:50 – Roda de Tambores e Estandartes 

19:50 – Mostra Artística com OCA 

- Leitura Cênica “AJÓDÚN” 

- Grupo Nós Vasconcelos

20:40 – Performance BatucAldeia convida

- Espaço aberto para os batuqueiros de coletivos convidados