Imprensa

I - Release

Rendeiras da Aldeia no São Paulo Fashion Week n54

De forma colaborativa as Rendeiras da Aldeiaparticiparam da produção de looks que comporão a coleção de inverno 2023, da marca Apartamento 03, que desfilará na 54ª edição da São Paulo Fashion Week no dia 20 de novembro no Komplexo Tempo, na Mooca.

 

Esses looks foram desenvolvidos com o Designer Luiz Claudio a partir do projeto “Entrelinhas”, idealizado pelo Instituto C&A. Este projeto conecta três duplas de marcas autorais brasileiras com trajetórias, produções e públicos diferentes, com propósitos que se entrelaçam, com o objetivo de ampliar oportunidades e promover o intercâmbio de conhecimento de moda.

 

Recentemente as Rendeiras da Aldeia participaram da Semana Criativa de Tiradentes, MG, que levou o jornalista Zeca Camargo a escrever um artigo na Folha de São Paulo. Tiveram também ampla repercussão de seu trabalho e história através da matéria “A Inteligência das Mãos”, transmitida no dia 12 de agosto pelo Globo Repórter.

 

Este coletivo nasceu em 2006a partir da alfabetização de mulheres realizada pela Oca Escola Cultural, projeto social localizado nas imediações do patrimônio histórico Aldeia Jesuítica de Carapicuíba, o que possibilitou a aproximação com as famílias e a oportunidadede conhecer de perto suas origens, histórias de vida esaberes. Entre eles, os saberes relacionados aos fazeres manuais e aos cantos entoados enquanto trabalhavam.  Ao longo dos anos o espaço da alfabetizaçãotransformou-se num lugar de trocas entre as mulheresda comunidade, trocas estas que vêm possibilitando oaprendizado e crescimento das mesmas, a transmissãodestes saberes, o cantar coletivo, bem como apontando caminhos para asustentabilidade do grupo.

 

A Oca Escola Cultural, berço deste trabalho tão primoroso, está participando do Dia de Doar, movimento internacional pela cultura da doação. O valor arrecadado será destinado às ações do seu Núcleo de Saúde Integral em 2023, visando a alimentação dos alunos atendidos. Doe e ajude-nos a cuidar: https://doa.re/jzir | pix:doe@ocaescolacultural.org.br

 

Mídias citadas:

  • Matéria no Globo Repórter: Canal G1, 12 de agosto de 2022.

II - Vídeo: "Rendeiras da Aldeia"

III - Foto divulgação