OcaEscolaCulturalEstrelaCentros.png

Gente que conhece a sua origem, que afirma e celebra a sua cultura, que se expressa com verdade e confiança e expressa essa sua verdade para o mundo.

Da infância à adolescência, ajudamos a formar cidadãos conscientes do compromisso social com a sua comunidade, assegurando a saúde física, emocional, mental e espiritual, e o direito a uma vida vivida de forma integrada e compartilhada.

Usamos a arte e a cultura brasileira como instrumentos para a construção de uma identidade social responsável, coerente e sobretudo, humana e promovemos a valorização das raízes culturais da comunidade, por meio de 6 pilares de conhecimento e aprendizagem.

O que a Oca Escola Cultural produz é gente.

de Cultura Brasileira

centro_cultura.png

Garantir às crianças e adolescentes, através de uma prática corporal, da oralidade e de reflexões coletivas a incorporação de um repertório integrado da dança e da música, estendendo à comunidade o acesso à arte e a cultura brasileira.

de Cultura da Infância

centro_infancia.png

Garantir às crianças e adolescentes da comunidade o direito de brincar, multiplicando esta ação através de pesquisa, formação e atuação nos espaços públicos em interação ativa e criativa com a Natureza.

de Formação

centro_formacao.png

Garantir aos adolescentes e jovens uma formação continuada capacitando-os para dominarem uma reflexão consistente sobre a cultura brasileira, impulsionando-os a buscarem seu campo de atuação e inserção social, seja no mercado de trabalho ou na ampliação dos estudos.

de Figurino e Indumentária

centro_figurino.png

Criar um espaço de desdobramento dos saberes e fazeres artesanais, estabelecendo diálogos com as práticas das manifestações culturais que envolvem a dança, música, artes manuais, cenografia e figurino.

de Saúde Integral

Oca Escola Cultural - Centro de Saúde Integral

Cuidar e proteger as crianças e famílias, garantindo a saúde física e psíquica, equacionando os distúrbios causados pela má alimentação e desequilíbrios emocionais.

de Difusão e Expansão

nucleo_difusao.png

Compartilhar e disseminar as experiências exitosas deste modelo de educação sensível pautado na cultura brasileira, na cultura da infância, no encontro geracional e no respeito à diversidade.

Seguimos transformando

27

anos desenvolvendo em Carapicuíba ações de formação a partir da Arte, da Cultura da Infância e da Cultura Brasileira

8,0

é a média escolar dos alunos atendidos diretamente na Oca, enquanto a média escolar do município gira em torno de 5,0 ou 6,0

12.349

pessoas, entre elas 5.420 crianças e adolescentes, beneficiadas pela campanha de distribuição de cestas básicas no período de pandemia entre 2020 e 2022

Conheça nossos pilares

Apoie um de nossos Centros de Ações!